Skip to main content

Algumas centenas de pessoas juntaram-se e desceram a Avenida, depois do tradicional desfile do 25 de Abril e da manifestação da Iniciativa Liberal.

Algumas centenas de pessoas anti-máscara desceram a Avenida da Liberdade, em Lisboa, depois de por aí já terem passado a tradicional manifestação do 25 de Abril e marcha organizada pela Iniciativa Liberal. A descida ocorreu depois do desfile levado a cabo pela Iniciativa Liberal e pela Associação 25 de Abril.

A PSP disse à SÁBADO que grupo garantiu que iriam manter o distanciamento físico, mas que não iam utilizar máscaras. A polícia acedeu ao pedido.

No final dos dois desfiles que celebraram a Revolução de 1974, este grupo pertencente ao movimento Cidadania XXI, que tem sido crítico das medidas de contenção implementadas para controlar a pandemia de covid-19, desceu a Avenida entoando cânticos como “25 de Abril sempre”.

Num comunicado enviado à SÁBADO, a plataforma informou que a descida estava já agendada e comunicada às autoridades competentes.

A Cidadania XXI refere que “reduzir” a plataforma a ser simplesmente “anti-máscara é impreciso”, porque a mesma defende “uma estratégia equilibrada e proporcional na gestão da crise sanitária”. Mas nenhuma das pessoas inseridas na descida utilizava máscara, como a SÁBADO comprovou no local.

A notícia foi atualizada às 22h05 com o comunicado da Cidadania XXI e no dia 26 com atualização dos números de manifestantes.

in https://www.sabado.pt/portugal/detalhe/manifestantes-anti-mascaras-desceram-a-avenida-da-liberdade